O prazo final de entrega dos trabalhos é 31 de maio de 2008.
I – Textos para publicação
1. Os Cadernos Cemarx têm o objetivo de divulgar os resultados preliminares de trabalhos e pesquisas em andamento, visando contribuir para a construção de uma base teórica e política crítica que dialogue com as diversas correntes do marxismo.
2. Os textos podem tratar de temas variados, relacionados à conjuntura tanto política quanto teórica, não se exigindo a apresentação de uma análise conclusiva acerca do assunto a ser discutido, nem o desenvolvimento de uma abordagem original do mesmo.
3. Os Cadernos Cemarx propõem-se a publicar trabalhos em vias de conclusão, que estejam ainda em processo de construção, mas que já apresentem hipóteses minimamente desenvolvidas – em geral, textos de primeira versão. Estes podem assumir a forma de artigos, comunicações ou traduções. Qualquer que seja a modalidade escolhida, os trabalhos enviados devem apresentar clareza nas idéias e nos argumentos, bem como rigor conceitual e analítico.
4. Todos os textos e matérias propostos serão encaminhados para pareceres dos editores ou conselheiros da revista, cujos nomes serão mantidos em sigilo. A decisão final sobre a publicação do material será tomada pelo Comitê Editorial, com base no programa editorial da revista e, posteriormente, comunicada ao interessado.
5. Os textos devem ser enviados para o endereço de correspondência da revista, em duas (2) cópias impressas (em anonimato) anexando, à parte, em uma (01) folha de rosto, as seguintes informações do autor: nome, vínculo profissional, correio eletrônico, endereço residencial e telefone. Os textos, bem como a folha de rosto com as referidas informações, também devem ser enviados, em documento anexado, para o seguinte endereço eletrônico: cadernoscemarx@yahoo.com.br.
Endereço de correspondência dos Cadernos Cemarx:
Profa. Andréia Galvão
Centro de Estudos Marxistas (Cemarx)
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Caixa Postal 611013083-770 – Campinas – Estado de São Paulo
II – Artigos, comunicações e traduções
1. Artigos e comunicações
1.1. O título de artigos e comunicações deve anunciar o conteúdo abordado.
1.2. Recomenda-se o uso de intertítulos que facilitem ao leitor a percepção das idéias e temas tratados ao longo do texto.
1.3. As notas de rodapé devem ser usadas para explicações, esclarecimentos ou ressalvas sobre as idéias contidas no corpo do texto. Notas longas truncam a exposição e prejudicam a fluência da leitura. Pede-se que os autores sejam comedidos no uso desse recurso.
1.4. Na versão em disquete, o autor de um artigo, comentário ou resenha deve informar, em nota de rodapé inserida após o seu nome, seu vínculo profissional. Se quiser, poderá informar também seu endereço eletrônico.
1.5. Os artigos devem ter entre 20 e 30 mil caracteres (contado espaço, notas de rodapé e bibliografia); as comunicações, entre 15 e 20 mil. Fonte: Times New Roman, 12. Os trabalhos que excederem esses limites não serão apreciados.
1.6. Os textos propostos para publicação devem seguir rigorosamente as normas técnicas estabelecidas no item III deste documento.
1.7. Serão aceitos artigos ou comunicações em português e em espanhol.
2. Traduções
2.1. Serão aceitas traduções de textos inéditos em língua portuguesa que versem ou dialoguem com a teoria marxista em suas diversas correntes, mediante a apresentação da autorização do autor ou editora, quando necessário.
2.2. Deverá ser anexada à tradução duas (2) cópias do texto original.
2.3. As traduções devem ter o limite de 30 mil caracteres (contado espaço, notas de rodapé e bibliografia). Fonte: Times New Roman, 12.
Para ver as normas técnicas para publicação nos Cadernos Cemarx, entre em:
http://www.unicamp.br/cemarx/chamada_artigos_cadenos_cemarx.htm
Envie contribuições de textos para fpmarx@gmail.com
Novos artigos
- A ‘economia solidária’: uma crítica com base em Marx - Claus M. Germer, UFPR, 2006.
- Elementos para um debate teórico e conceitual da cooperação no contexto das relações de produção capitalistas e a concepção do MST - Michelly Elias, UFMA, 2007.
- Autogestão e relações de mercado capitalistas: autonomia ou adaptação? - Josiane Lombardi, Prolam/USP, 2007.
25.2.08
Chamada de artigos Cadernos Cemarx
23.2.08
Oportunidade: bolsas de pesquisa da CLACSO
http://www.clacso.org.ar/
O Comité Directivo de CLACSO estabeleceu os temas dos próximos concursos CLACSO-Asdi 2008.
As convocações completas e os formularios de inscrição estarão disponíveis no mês de março de 2008.
Os temas são os seguintes: "Bens naturais, médio ambiente e território em América Latina e o Caribe" e "Estado, democracia e classes sociais em América Latina e o Caribe"
Programa Regional de Bolsas
Callao 875 3º E (AAB 1023) Buenos Aires, Argentina
Tel: (54 11) 4811-6588 / 4814-2301 - Fax: (54 11) 4812-8459
Consultas gerais: probecas@campus.clacso.edu.ar
O Programa Regional de Bolsas propõe-se contribuir à formação de cientistas sociais, fomentar a investigação social, assegurar a difusão de seus resultados, estimular o intercâmbio académico e aprofundar os debates e os espaços de reflexão sobre os problemas e desafios que enfrentam nossas sociedades. Programa também pretende promover o desenvolvimento de análises críticas e criativas e atenuar as desigualdades existentes nas condições de trabalho dos cientistas sociais da região. Espera-se assim mesmo que permita consolidar a participação de novas gerações de cientistas sociais nos espaços institucionais de investigação e debate.
Os concursos do Programa
Periodicamente o Programa convida aos pesquisadores sociais de América Latina e o Caribe a participar em dois tipos de convocações: Concursos de projectos de investigação e Concursos de ensaios.
Perfil dos postulantes
As convocações estão orientadas a pesquisadores de América Latina e o Caribe pertencentes a instituições filiadas à rede de CLACSO ou, em seu defeito, avalados pelas mesmas.
Postulantes junior: graduados em ciências sociais que tenham até 30 anos de idade inclusive e contem com certa experiência em actividades de investigação ou docencia no tema específico do concurso em questão.
Postulantes semisenior: cientistas sociais que tenham entre 31 e 40 anos de idade inclusive e contem com formação de posgrado ou bem experiência equivalente em actividades de investigação ou docencia no tema específico do concurso em questão.
Postulantes senior: cientistas sociais de 41 anos ou mais que contem com uma sólida formação teórica e metodológica de nível doctoral ou bem experiência equivalente, uma extensa trajectória profissional e uma significativa produção académica no tema específico do concurso em questão.
Sobre a apresentação de propuestas
Cada investigador só pode participar com uma proposta na cada concurso do Programa. As apresentações devem ser originais e elaboradas expressamente para ser submetidas à convocação em questão. Nos concursos de ensaios não são admitidas versões provisorias nem trabalhos que tenham obtido algum prêmio local, nacional ou internacional. As apresentações submetidas nos concursos de bolsas devem ser individuais; enquanto as propostas inscriptas nos concursos de ensaios podem ser tanto individuais como colectivas. A inscrição a um concurso implica o compromisso por parte de seu autor que, em caso de resultar ganhador, cederá a CLACSO em forma exclusiva os direitos de copyright da publicação do texto submetido (no caso dos concursos de ensaios) ou dos resultados aos que chegue (no caso dos concursos de projectos) baixo qualquer suporte. O regulamento do Programa estabelece que não podem se apresentar aqueles pesquisadores que sejam coordenadores dos Grupos de Trabalho de CLACSO, membros do Comité Directivo ou servidores públicos do Conselho. Permite-se a inscrição de pesquisadores que receberam um prêmio ou bolsa do Programa Regional de Bolsas em ciclos anteriores. No caso dos concursos de ensaios, a aceitação das propostas está sujeita a que os postulantes tenham cumprido satisfatoriamente com suas responsabilidades oportunamente contraídas. Nos concursos de projectos também se faculta a apresentação de pesquisadores bolsistas anteriormente pelo Programa Regional de Bolsas de CLACSO numa categoria de idade seguinte, se é que decorreram ao menos dois anos desde a obtenção da mencionada bolsa na categoria anterior. Aqueles bolsistas que receberam uma bolsa senior podem submeter novas propostas na mesma categoria depois de decorridos ao menos cinco anos da obtenção da bolsa. Em todos os casos é requisito que os postulantes tenham realizado todas as actividades planificadas em tempo e forma.
Avaliação das propostas
Os concursos premiam sobretudo e fundamentalmente a qualidade, viabilidade e contribuição das propostas, critérios que se antepôem à trajectória acadêmica dos postulantes. Também se requer aos Júris que na avaliação das apresentações preservem, até onde seja possível e sem comprometer a busca da excelência acadêmica, o equilíbrio na distribuição temática e a representação regional, institucional e segundo sexo dos pesquisadores seleccionados.
Atribuição de bolsas
As bolsas são atribuídas aos efeitos de assegurar a dedicación de os/as ganhadores/as à investigação durante aproximadamente um ano de trabalho. Esta soma pode eventualmente cobrir custos de coleta de informação, processamento de dados, materiais e contratação de serviços profissionais especializados. A bolsa não pode ser destinada a cobrir custos de desenho do projecto nem distribuições indirectas das instituições que respaldam a solicitação, actividades de capacitação alheias ao concurso e assistência a congressos ou actividades científicas nacionais ou internacionais.
Assinar:
Postagens (Atom)